PRÉ TRIBULACIONISMO
Pré tribulação é, conceito sobre o retorno de Jesus antes do período da grande Tribulação.
Um desses argumentos é baseado na distinção entre Israel e a Igreja.
Pré tribulação postula que, durante esse tempo, Deus lidará principalmente com Israel, preservando sua igreja de experimentar a ira derramada sobre a terra.
Além disso, os proponentes argumentam que Deus demonstrou historicamente um padrão de libertação e proteção para seus fiéis seguidores, como Noé e Ló, principalmente, no livro de Apocalipse que a igreja é vista somente o capítulo 3 e depois só retorna no capítulo 19, depois de toda tribulação e angustia que ocorrerá em toda a terra simultaneamente.
Críticas e contra-argumentos contra o Pré-tribulacionismo
Apesar de sua popularidade, Pré tribulacionismo enfrenta críticas de perspectivas escatológicas alternativas.
Alguns argumentam que essa visão subestima o papel do sofrimento no discipulado cristão e separa erroneamente os crentes de provações futuras.
Outros afirmam que a evidência bíblica não apóia explicitamente um arrebatamento pré-tribulação, mas sugere um cenário de reunião pós-tribulação ou no meio da tribulação.
Em resposta a essas críticas, os defensores do pré-tribulacionismo oferecem contra-argumentos enfatizando estruturas interpretativas derivadas das escrituras.
Eles afirmam que, embora o sofrimento faça parte da vida cristã, ele não nega a proteção divina durante períodos específicos descritos na profecia bíblica.
Além disso, eles sustentam que uma análise cuidadosa das passagens relevantes apóia sua compreensão de um evento de arrebatamento pré-tribulação distinto dos julgamentos posteriores.
Examinar sua base bíblica, e argumentos teológicos a respeito, desde os desenvolvimento histórico e visões contemporâneas, pode-se apreciar a rica tapeçaria de pensamento que envolve essa crença escatológica, que majoritariamente estudiosos, teólogos de vários ramos eclesiásticos da escatologia convergem em uma mesma compreensão desse fenômeno que está prestes a acontecer
À medida que os crentes lidam com esses conceitos, eles continuam a buscar sabedoria e discernimento a respeito de sua própria compreensão do retorno de Jesus e do cumprimento final do plano de Deus para a humanidade.
Autor: PB: José Domingos

Comentários
Postar um comentário