ANTES DO UNIVERSO O QUE EXISTIA?

Imagem: sem fonte

Em Isaías 43:10 registra estas palavras de Deus:

Vocês são minhas testemunhas”, declara o Senhor, “e meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em mim e entendam que eu sou Deus. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim”.


Deus sempre existiu

Deus é atemporal

Deus é eterno

Para Deus não há tempo


É um erro falar sobre o que Deus estava fazendo “antes da criação” este conceito de tempo (antes, durante e depois) não surgiu até o primeiro dia da semana da em que Ele começou a criação.


Deus existe – Ele é – eterno autoexistente. Ele está fora do tempo.


Deus revelou Seu Plano para a História, do Início ao Fim. A Bíblia deixa claro que a existência de Deus é completamente separada da história deste universo, que começou “No princípio”. ( Gn: 1;1).


Em primeiro lugar Deus sempre existiu, quando ouvimos dos astrônomos que as galáxias e o universo existem há quase 20 bilhões de anos, pode surgir uma indagação; O que ele fazia? Se Ele existia antes de tudo? Essa pergunta intrigou e levou Agostinho a uma análise do tempo e levou-o a conclusões plausíveis.


Agostinho dizia antes de Deus criar o céu e a Terra não existia tempo. Se não havia tempo, pra que perguntar o que havia então. Como não havia tempo, não se pode falar de um tempo antes do tempo. 


Agostinho responde que há uma noção errada envolvida na própria pergunta. Pois só se pode pensar no tempo que existiu antes do universo, e durante o qual Deus ficou inativo, se esse tempo já existia antes do universo.

E se esse tempo já existia ele foi criado por Deus e Deus não estava inativo.
Mas se o tempo não havia sido criado, não existiu um tempo antes do universo e não houve então um “antes” do início, durante o qual Deus ficou desocupado. Agostinho desenvolve então a concepção de que Deus está fora do tempo.

E se esse tempo fora criado, quem o criou foi Deus.

 

Existe razões para as pessoas dão para rejeitar um universo jovem é que elas acham que, de alguma forma, ele limita Deus. Afinal, quem precisa de bilhões de anos e do acaso é a teoria da evolução. A questão é, o que Ele estava fazendo todo esse tempo antes da criação? Esta pergunta reflete um mal-entendido básico sobre Deus e tempo.


O criacionista cristão Ken Ham escrevendo para a Revista Answers (resposta) diz:


“Por causa da minha posição em um universo jovem, um homem se aproximou de mim e disse: “Mas não faz sentido acreditar em um universo jovem. Afinal, o que Deus estava fazendo todo esse tempo antes de criar?”


Ele pergunta: “A que “tempo” você quer dizer?” A pessoa respondeu: “Bem, não faz sentido dizer que Deus sempre existiu, mas Ele criou o universo apenas seis mil anos atrás”. Aparentemente, ele estava preocupado porque Deus já teve muito tempo em Suas mãos sem nada para fazer.


Ken Ham, em seguida, passou a explicar que, como Deus sempre existiu, não faz sentido perguntar: “O que Deus estava fazendo todo aquele tempo antes de criar?”


Não importa o quão longe você fosse voltar no tempo, você ainda teria uma quantidade infinita de tempo antes de Ele criar! Portanto, mesmo que o universo tivesse bilhões, trilhões ou quatrilhões de anos, você ainda poderia fazer a mesma pergunta.


Ken Ham, continua a resposta: “Mas você está perdendo o fato de que não houve tempo antes de Deus criar.” O tempo foi criado com o universo.


O tempo é na verdade uma entidade criada. O primeiro versículo da Bíblia diz: “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1)


Este versículo revela claramente que Deus criou o tempo, espaço e matéria no primeiro dia da Semana da Criação. Nenhum deles pode ter uma existência significativa sem os outros. Deus criou essas grandezas físicas do universo – ESPAÇO-MATÉRIA-TEMPO.



Adaptado: José Domingos de Almeida


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Paulo caiu do cavalo ou não?

VAMOS A EBD

CAMPANHAS EM IGREJA É BÍBLICO?